O Guia dos Mochileiros da Universidade
O livro O Guia dos Mochileiros da Galáxia começa no planeta Terra, com Arthur Dent tentando salvar sua casa de uma demolição. Depois de tanta confusão, Arthur não só acaba perdendo a sua casa, mas todo o seu planeta também.
Engraçado, assim como Arthur, geralmente todos nós estaríamos a postos para defender nossa casa, porque com ela temos uma relação de pertença muito significante. Mas, quem deitaria na frente de um trator que ameaçasse demolir a universidade? No CC US entramos em uma discussão muito relevante: temos noção que somos sujeitos construtores da nossa instituição?
O que podemos fazer pra melhorar aquela aula que não está tão agradável? O que podemos fazer para sensibilizar a comunidade acadêmica a respeito do tamanho insatisfatório da biblioteca?
São pautas com certeza muito pensadas pelos estudantes. A questão é o raciocínio que geralmente vem depois: alguém tem que fazer isso. Alguém tem que consertar aquilo. Alguém. Outra pessoa. A universidade acaba por ser colocada no plano ''problema dos outros, não meu''.
A universidade é nossa. Integrada por nós. Que deve ser construída também por nós. O que a gente pode fazer para melhorar a nossa segunda casa? O que está em nosso alcance mas preferimos delegar a outra pessoa?
A professora Ândrea usa uma frase muito explicativa ''na casa de todo mundo tem uma tomada que não funciona, uma pingueira, um chuveiro queimado''. Ainda assim é a nossa casa, nós a amamos e vamos defendê-la. Com a UFSB precisamos trabalhar a mesma lógica: somos todos corresponsáveis. Afinal de contas, se algo não vai bem na faculdade, o discente é o primeiro sentir e o mais afetado. O protagonista da universidade é o estudante. Ele deve empoderar-se apropriar-se desse território, que foi pensado para ele e que é dele, inclusive aceitando os bônus e buscando mudar os ônus, na certeza de que só assim estará sempre salvaguardado da triste possibilidade de perder sua universidade casa, como Arthur Dent.
Nesse - ainda primeiro - encontro do CC US, fomos chamados a nos reconhecer enquanto sujeitos ativos dentro da academia. Conhecemos o plano de ensino do CC e a sua finalidade enquanto um componente ''que desenvolve práticas educativas que possibilitam a reflexão sobre o desenvolvimento histórico das Universidades e seus vínculos com o Estado e com a sociedade, com a cultura, com os indivíduos [...] e analisa a posição dos sujeitos educandos na formação social da universidade e da sociedade, além de compreender a constituição de um novo modelo de universidade brasileira e analisar a UFSB e os eixos norteadores de sua constituição'' (Ementa do CC).
Isso aí Amandita...Na casa de todo mundo tem uma rachadura, uma lâmpada que não funciona... e nem assim deixa de ser nossa casa, e amamos essa casa! Que tenhamos sempre esse sentimento de apropriação de nossa Universidade. Muito bom tê-la conosco esse quadrimestre, e lembre-se do nosso compromisso firmado..até o final do 2º Ciclo!
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